Cantinho do Estudo

  • by
O “Cantinho do Estudo” é um projeto de esperança, que o Município de Gaia dedica às crianças e jovens de famílias com baixos recursos económicos e sociais.
Destina-se a promover a equidade social, o sucesso educativo, a prevenção do abandono escolar e a criação de condições para a concretização de uma política de igualdade de oportunidades para todos.
A experiência piloto está em curso há dois anos e contempla, numa primeira fase, os alunos até ao 7º ano de escolaridade, que frequentam o Agrupamento de Escolas D. Pedro I, na Freguesia de Canidelo. Já mudou a vida a 7 crianças. As famílias sentiram esta oferta como um reconhecimento da sua competência parental. O projeto prevê melhorias nas próprias habitações.
As peças desenhadas têm a assinatura do arquitecto Quintino Meireles. O resultado final corresponde ao mérito do conceito.
Nas Oficinas da Câmara seguiram-se os desenhos, cortaram-se as peças, uniram-se e pintaram-se, num processo tão dedicado quanto o objectivo social a que se destina o Cantinho do Estudo.
O “Cantinho do Estudo” resulta de uma parceria entre o Município de Gaia, Fundação Manuel António Mota, Agrupamento de Escolas D. Pedro I, Junta de Freguesia de Canidelo e Gaiurb – Urbanismo e Habitação.