Casting “Fashion Day”

  • by
Fashion Day internacionalizado
Casting atraiu a Gaia 300 jovens candidatos a modelos e criadores de moda
27-02-2016

O casting para a 5ª edição do “Fashion Day”, este ano marcado pela sua internacionalização, atraiu cerca de 300 jovens a Gaia para tentarem a sorte no mundo da moda como modelos ou criadores.

Brasil e África (Cabo Verde, Angola ou Moçambique) representarão a lusofonia e a dimensão internacional do desfile que se realizará no dia 28 de maio. O Município de Gaia associa-se, pela terceira vez consecutiva, ao evento que aposta na concretização dos sonhos de centenas de jovens.

“A Câmara Municipal de Gaia tem disponibilizado todo o apoio necessário, designadamente logístico, para a organização deste evento que aposta nos jovens que querem fazer carreira na área da moda”, afirmou Elisa Cidade, vereadora para a Juventude, congratulando-se com o facto de alguns candidatos de edições anteriores terem alcançado já uma carreira internacional.

Este ano, o “Fashion Day” conta com um novo parceiro: Atlas Violeta – Associação Cultural e Social de Apoio aos Países de Língua Portuguesa. “Vamos juntar criações de jovens do Brasil e de África (Cabo Verde, Moçambique e Angola) no desfile, o que acaba por internacionalizar o evento”, anunciou Cristina Bernardini, acrescentando: “Nós achamos muito interessante este intercâmbio de juntar a cultura portuguesa com a brasileira, com a africana e com as comunidades que estão fora”.

“Be Strong” é o tema desta edição marcada pelo intercâmbio cultural lusófono. “É baseado na força, na força interior de cada pessoas, que queremos transmitir ao público, ao nível da vontade de exercer no mercado nacional e internacional”, disse Rui Pinho, produtor de moda e co-organizador do evento.

Os jurados do casting que decorreu, no passado sábado, no Auditório Municipal Sophia de Mello Breyner, aberto a jovens dos 14 aos 30 anos, foram os criadores de moda Daniela Barros e Eduardo Amorim, do Portugal Fashion, o modelo internacional Hélio Martins, a apresentadora e manequim Rute Braga, e o produtor de moda Rui Pinho.

O “Fashion Day” é uma organização anual que promove jovens criadores nacionais e jovens modelos, com o objetivo de lançá-los no mercado nacional.