Entrega de casas sociais

  • by
Famílias carenciadas celebram ano novo mais felizes
30-12-2015

O Município de Gaia, através da Gaiurb, entregou mais 11 habitações sociais a famílias carenciadas do concelho. Durante o actual mandato, já foram atribuídas cerca de 140 habitações sociais e outras tantas encontram-se em processo de reabilitação para entrega a quem precisa.

“Desde o início deste mandato não construímos nenhuma urbanização social, por falta de instrumentos financeiros, mas a Gaiurb tem feito um esforço importante de reestruturar o modelo de funcionamento das urbanizações públicas e tem dado uma resposta mais célere à reabilitação de habitações devolutas para entregar a famílias que necessitam delas”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, na cerimónia de atribuição das novas habitações sociais.

Para além das habitações entregues agora, encontram-se em processo de reabilitação mais 100 casas sociais. “O que temos estado a apostar é dar uma resposta do ponto vista da reabilitação libertando apartamentos devolutos para aqueles que mais necessitam”, esclareceu o autarca.

“Estamos também empenhados em dialogar com o Governo no sentido de criar um programa de requalificação de habitação pública e de novas habitações, através de um modelo de arrendamento social que permita recorrer a um conjunto assustador de casas devolutas no mercado normal, que jamais serão ocupadas, e que urge tentar disponibilizar a quem mas necessita”, disse Eduardo Vítor Rodrigues, realçando: “Estamos a trabalhar num modelo de habitação pública, que não seja estigmatizante, que aproveite as lacunas do mercado de habitações devolutas e inacabadas”.

O presidente da Câmara aproveitou a circunstância para enaltecer o esforço financeiro da Gaiurb na mega obra de requalificação da urbanização de Vila d’Este, assim como a gestão equilibrada que permitiu, paralelamente, reabilitar habitações para atribuir a quem mais precisa.

Durante a cerimónia, foi apresentado o novo sítio da internet da Gaiurb, que disponibiliza informação sobre o parque habitacional social do concelho e um conjunto de ferramentas com o objetivo de facilitar o relacionamento entre os munícipes e os serviços de habitação desta empresa municipal.

“O principal objetivo deste site é poder aproximar os munícipes e os nossos inquilinos dos serviços que a Gaiurb presta”, afirmou Israel Oliveira, administrador da Gaiurb.

As famílias que hoje receberam as novas habitações vão iniciar o novo ano mais felizes.