Inaugurado novo centro de logística da Sogevinus

  • by
Grupo investiu cerca de 2 milhões de euros na infraestrutura
11-05-2016

A Sogevinus inaugurou esta quarta-feira, em pleno Centro Histórico de Vila Nova de Gaia, o seu centro de logística, uma estrutura que implicou um investimento de 1,88 milhões de euros e reflete a aposta do grupo na modernização da sua área operacional e logística.

O novo espaço tem uma capacidade instalada de 2,5 milhões de caixas de nove litros e uma capacidade de armazenagem de produto acabado de quatro mil paletes, caracterizando-se pela inovação – com tecnologia de ponta para melhorar a eficiência – e, em simultâneo, por um grande respeito pelo legado do Vinho do Porto.

O Centro de Logística foi inaugurado pelo secretário de Estado da Agricultura e da Alimentação, Luís Medeiros Vieira, e pelo presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

Na cerimónia, Eduardo Vítor Rodrigues congratulou-se por estarmos perante “um novo investimento” em Gaia, depois de outros casos como a Cerâmica Valadares, a GrandVision, a Decathon, a La Perla, entre outros. O autarca recordou a criação, pelo atual executivo, de “um programa de captação de investimento, mas também de apoio a empresas que já cã estão e reforcem a sua presença e o seu investimento”, através de incentivos e isenções com que se pretende “contribuir para a competitividade do concelho”. O presidente da Câmara destacou, ainda, o “investimento importante” que vai ser canalizado para o Centro Histórico de Gaia – “um dos mais relevantes pólos de crescimento e de desenvolvimento do concelho e da região” -, “seja na manutenção e reabilitação já em curso, seja na reabilitação urbana”. Um trabalho que urge, como forma de “reforçar os fatores de competitividade turística” e que, mesmo que dotando o Centro Histórico de novas funções, deve ser feito tendo o vinho como “elemento central da afirmação deste território”.

Gonzalo Pedrosa, CEO da Sogevinus, salientou o sucesso do grupo e o facto de 2015 ter sido “um ano de consolidação”, com a liderança no mercado nacional de vinhos e no turismo. É, também, “a empresa de Vinho do Porto que tem recebido o maior número de medalhas nos concursos internacionais”, congratulou-se, antecipando a continuação da tendência de crescimento para 2016.

Luís Medeiros Vieira, por seu turno, felicitou a empresa “pela realização deste investimento” e saudou o presidente da Câmara por “ter acarinhado um projeto desta natureza”, tendo aproveitado para destacar o “trabalho notável da Região Demarcada do Douro na restruturação de 20 mil hectares de vinha”, bem comprovado pelo facto de ter atingido em 2015, pela primeira vez, “o patamar de 500 milhões de euros de faturação de vinhos do Douro e Porto”.

A Sogevinus comercializa 8,25 milhões de garrafas por ano de vinhos do Porto e Douro – 1,2 milhões de vinhos DOC Douro e 7,05 milhões de vinhos do Porto. Exporta, atualmente, 60 por cento da sua produção, tendo fechado o ano de 2015 com uma faturação de 40 milhões de euros.

http://www.cm-gaia.pt/portais/_cmg/Noticia.aspx?contentid=1E96804A80CO