Parque São Paio pronto na Primavera

  • by

Primavera de 2018

Só boas novidades para Vila Nova de Gaia. Há mais de uma década que se fala na possibilidade de abrir um parque público em Canidelo, no concelho de Vila Nova de Gaia. Depois de muitos avanços e recuos, as obras começaram e já há data para a conclusão do grande projecto: Primavera de 2018.

Parque São Paio com acesso gratuito

Em causa está  um espaço de acesso gratuito de acesso não condicionado e é, neste momento, o maior parque urbano que está a ser construído na Área Metropolitana do Porto.

Parque São Paio, em Vila Nova de Gaia, pronto na Primavera.

São Paio, Canidelo, em Vila Nova de Gaia.

Primeira e segunda fases do projecto

A primeira fase do projecto, já concluída, prendeu-se com a limpeza, construção dos muros de suporte e nivelamento dos solos. Já a segunda contempla os muros de limitação, a arborização e a construção dos caminhos. Para um terceiro momento fica a criação do bar e zona de esplanada, uma instalação “amovível e integrada” feita em madeira.

Parque São Paio, em Vila Nova de Gaia, pronto na Primavera.

Gratuito e de acesso não condicionado.

Sidónio Pardal

“O arquitecto Sidónio Pardal é favorável à criação do parque com a tese de que ele se faz por etapas. A natureza também vai construí-lo, não se trata apenas de uma obra. Questionei-o sobre quando estaria pronto e ele disse-me: Talvez daqui a uns 30 anos.

 

Adaptado de: RTP Noticias