Requalificação Oliveiro do Douro

  • by
O Município de Gaia vai investir 700 mil euros na reabilitação das ruas de Sidónio Pais e da Tranqueira, em Oliveira do Douro. Será também feita uma intervenção paralela na conclusão da reabilitação da rua do Colégio do Sardão. É intenção das Câmara requalificar a rede viária de todo o concelho. Para 2016 foi reservado um investimento total de 2,5 milhões de euros, que é superior àquele que foi feito este ano (2 milhões de euros).

“O concelho vive um problema sério relacionado com a péssima qualidade das suas rodovias. Houve uma excessiva centralização de investimentos municipais em grandes vias estruturantes, muitas delas pagas pelo Poder Central”, explicou Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Gaia, que intervinha na sessão que marcou a assinatura dos contratos interadministrativos com a Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, e que vão permitir a requalificação das referidas ruas.

É também prioritária para o Município a reabilitação do parque escolar. No entanto, o investimento será feito de forma a criar um cenário final de igualdade. Em Oliveira do Douro, o bom estado do parque escolar não causa preocupações.

“Tratar todos por igual não é dar igual a todos. No caso de Oliveira do Douro, não se justificam grandes investimentos nesta área. Mas vamos apostar forte noutras freguesias vizinhas”, contextualizou Eduardo Vítor Rodrigues.

A VL-10 vai avançar. Será um conjunto de troços de ligação numa lógica de quarteirão. Sem efeito, fica a ideia de auto-estrada a rasgar a freguesia. A mudança de trajeto da antiga VL-10 – para as traseiras da Junta e em frente à PSP – impede a construção da grande via estruturante. Entretanto, os Arcos do Sardão vão ser intervencionados.

“Os Arcos do Sardão não podem continuar a ser fotografados com uma tira de metal de uma ponta a outra da EN-222″. Por outro lado, não precisamos de auto-estradas no meio da freguesia. Precisamos, sim, de vias de acesso com fluidez mas, ao mesmo tempo, cerzidas com o território”, salientou Eduardo Vítor Rodrigues.

O protocolo, que vai permitir a requalificação das ruas, foi assinado no Auditório da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro. A iniciativa inseriu-se no roteiro “Investimento e Coesão”.

“São duas artérias muito importantes. A rua da Tranqueira atravessa a freguesia quase de um extremo ao outro. A rua de Sidónio Pais permite a ligação de quem vem do Porto e cruza a freguesia em direção a sul”, explicou Dário Silva, Presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro.